Presidente da Suhab participa de audiências em Brasília para captação de recursos para o Amazonas

img-20190319-wa0014
Foto: Divulgação/Suhab.

Municípios do Amazonas com até 50 mil habitantes vão fazer parte de um levantamento que será encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) para serem incluídos em futuros projetos habitacionais, a partir de 2020. Essa demanda foi definida com o ministro Gustavo Canuto, em reunião com a diretora-presidente da Superintendência de Habitação-Suhab,  Keilla Cunha, no dia 13 de março, em Brasília.

Segundo a presidente, outra pauta da audiência com o ministro foi o retorno da Faixa 1 do projeto Minha Casa Minha Vida, o que possibilitará que pessoas com renda até R$ 1.800,00 possam ser contempladas no Programa. “O ministro nos informou que a Faixa 1 contínua suspensa. Primeiro vão ser finalizados os contratos em vigor de gestões anteriores, e, dependendo do desempenho econômico do país, os estados poderão ter contratos aprovados para 2020”, explicou Keilla Cunha.

Na Caixa Econômica Federal, a presidente se reuniu com o presidente Pedro Guimarães. A pauta principal foi a dilatação de prazos para execução da meta de regularização fundiária de conjuntos habitacionais, construídos com repasses do governo federal, deixados por administrações passadas, com pendências de mais de dez anos. A presidente da Suhab destacou que, se esse prazo não fosse dilatado, o Governo do Estado seria penalizado pela inabilidade administrativa de gestões passadas.

Funasa – Na reunião com o presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Ronaldo Nogueira, a gestora da Suhab foi informada que a instituição vai ser responsável pelas ações nas áreas de drenagem, água potável, perfurações de poços, resíduos sólidos, equipamentos, aterros sanitários e rede de esgotos.

De acordo com informações passadas por Ronaldo Nogueira, os convênios serão através de parcerias com os governos estaduais e o presidente virá ao Amazonas visitar o governador Wilson Lima, para fazer um Termo de Cooperação entre a Funasa, o Governo do  Estado Amazonas, por meio da Suhab, e as prefeituras municipais.

“Com essas ações da Funasa, teremos um avanço significativo para vários municípios do estado. Estamos seguindo as determinações  do governador Wilson Lima, que é promover políticas públicas que gerem qualidade de vida e dignidade para a população de baixa renda”, disse a presidente da Suhab.