Suhab realiza pagamentos de desapropriação do ProsaiMaués

img-20190329-wa0106

Uma equipe formada por advogados, engenheiro e assistente social da  Superintendência Estadual de Habitação do Amazonas (Suhab) estão em Maués(distante 268 km de Manaus) realizando pagamento de 31 famílias que tiveram seus imóveis desapropriados dentro do Programa de Saneamento Integrado de Maués (ProsaiMaués).

Os técnicos atenderam as famílias nos últimos dois dias(28 e 29 de março..Os pagamentos foram realizados com cheques nominais aos proprietários e o valor total dessa operação foi de R$ 937 mil.

O Prosai pertence ao Governo do Amazonas  é executado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) e Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), tendo a Prefeitura de Maués como co-executora e a Suhab responsável pela execução das desapropriações dos imóveis localizadas nas áreas de intervenções de obras nas Lagoas Prata e Maresia..

O ProsaiMaués vai ter obras de urbanização e revitalização ambiental com a dragagem para perenização dos igarapés que alimentam a lagoa, obras de micro e macro drenagem, redes de esgoto, perfuração de poços artesianos, além da instalação de pontos de distribuição de água para a comunidade. A recuperação paisagística do entorno das lagoas também faz parte do projeto, com a implantação de parques, jardins e equipamentos urbanos. Além disso, o projeto irá beneficiar comunidades indígenas, entre elas as de Monte Salém, Sagrada Família, Santa Izabel, Boas Novas e Monte Horeb.

O programa atua de acordo com as diretrizes das políticas operacionais (OP 710), do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), financiador do Prosai, que visa garantir direitos e minimizar os impactos causados pela mudança do local de moradia.