Institucional

APRESENTAÇÃO

  • Denominada em sua fundação como Companhia de Habitação do Amazonas, COHAB-AM. Foi criada em 27 de junho de 1965 por meio da Lei 226, com a finalidade de estudar e executar as questões relacionadas com habitação de interesse social. Dez anos depois, se torna Sociedade de Habitação do Estado do Amazonas-SHAM, uma organização pública que atendia o Plano de Desenvolvimento do Amazonas (PDA), vinculada diretamente ao Gabinete do Governador e integrava o Sistema Financeiro de Habitação.
  • A SUHAB-AM, nasceu em 1995, por meio da Lei 2.330, como Autarquia Estadual Integrante da Administração Direta do Poder Executivo. Pouco depois, o decreto 16.607 tornou a SUHAB-Superintendência Estadual de Habitação, dotada de personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa, financeira e patrimonial, com sede e foro na cidade de Manaus e jurisdição em todo o território do Amazonas.

ATUAÇÃO DA SUPERITENDÊNCIA ESTADUAL DE HABITAÇÃO DO AMAZONAS

Responsável pela formulação da política habitacional, em conjunto com planos de desenvolvimento econômico e social do Estado, pelo planejamento, orientação normativa, coordenação e controle de sua execução. Tem a finalidade de estudar as questões relacionadas com a habitação de interesse social e de executar as suas soluções, de acordo com as diretrizes e normas da Lei nº 4.380, de 1964, foi desenvolvida com intuito de colocar ao alcance da sociedade e de identificar as carências, principalmente da população de baixa renda, buscar viabilizar e articular fontes de recursos permanentes para o financiamento de habitação de interesse social, com diversos projetos de interesse popular.

O plano de habitação popular de todas as esferas desta Superintendência busca enfrentar o déficit habitacional para a população de baixa renda, onde além de enfrentar o déficit quantitativo, busca sempre qualidade da moradia.

MISSÃO

Planejar, organizar, executar, controlar as atividades setoriais a cargo do Governo do Estado que visem ao desenvolvimento social por meio de ações relativas à área habitacional, responsável pelo planejamento, desenvolvimento e execução da Política Estadual de Habitação, que tem compromisso com a sociedade, principalmente com a população de baixa renda.

VISÃO

Tem como meta cumprir as diretrizes governamentais com responsabilidade, objetivando o reconhecimento como modelo no setor habitacional e no atendimento à população, beneficiando, principalmente, a população de baixa renda.

VALORES

Tem como prioridade social o atendimento e Desenvolvimento de moradia Digna Respeito aos Mutuários e à sociedade, em geral Transparência, Responsabilidade administrativa e respeito ao dinheiro público Planejamento, Integração e resultado.

 
DEVERES E OBRIGAÇÕES

Compromisso de Atendimento da Superintendência Estadual de Habitação-SUHAB

  • Atender aos mutuários e a sociedade em geral, com respeito, responsabilidade de quem acredita que a verdadeira cidadania começa pela casa própria, pela moradia digna.
  • Tem o compromisso com a sociedade principalmente com as classes mais baixas,em atender bem a população, reduzir o déficit habitacional em Manaus e no Interior.
  • A meta é reduzir o déficit habitacional, regularização, solução, desenvolvimento inovador na gestão eficiente para coordenar os recursos disponíveis com a demandada população, com isso dar soluções de moradia ás famílias de baixa renda.